sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Precisamos de Andréa's, Sérgio's e Tête's...



A situação da leitura no Brasil deve encontrar-se em uma situação precária, não posso afirma com veemência, mas o que vejo no dia a dia são os futuros adultos brigando por um Joystick afim de mostrar sua soberania nos games da atualidade. Nosso país está tornando-se um beco sem saída: Para onde se olha estão lá os novos produtos que fazem cada vez mais a cabeça da juventude e empurra-os para o sedentarismo. Poucos lembram-se do exercício mental e físico. Chegamos a era digital, onde o que não for de acordo com os padrões atuais se torna bizarro (mesmo sendo rico em valores). Os livros estão ficando empoeirados, as bibliotecas vazias, os clássicos esquecidos e o resultado disso tudo? Com certeza uma sociedade alienada, sedentária e cada vez mais burra, menos eficiente deixando a mercê o teor intelectual que um dia foi projetado.



Façamos algumas comparações: Digamos que o Joystick seja as mãos do leitor, o console seja o livro, o game  o gênero e história narrada no livro, o memory card marcador de página. Perceberam? Há notavelmente uma semelhança entre a era digital com a classe literária, mas muda a essência. Nos video games ao finalizar-se um jogo nada de produtivo se é absorvido e no caso dos livros, além de instigar o poder de pensar, de imaginar, o ser leitor desenvolve oratória, intelecto, senso crítico e muitas outras potencialidades. A leitura está envolta de um mundo fantástico, onde cada livro reserva o que você puder imaginar... Isso sim é ser sem fronteiras.




Quando se vê tudo  perdido e desanimado encontram-se pessoas de perto e de longe que te fazem acreditar em que o mundo literário ainda pode vencer essa batalha. Na nova sensação dos leitores brasileiros (www.skoob.com.br) acabei que por envolver-me literariamente com algumas pessoas simplesmente sensacionais. O nome delas? Essas pessoas dão titulo a esse texto. Não se trata de bajulação ou adulação, se trata de puro reconhecimento que esses "parceiros" de leitura mostram, para todo o mundo, que merecem dignamente todo esse mérito. Você deve estar pensando que são três pessoas que tem centenas de seguidores, mas não, eles não importam-se com a quantidade de amigos que o cercam nesse site, mas a qualidade da discussão que cada um pode lhes oferecer.


Para finalizar queria exprimir aqui toda a admiração que tenho por essas pessoas e queria divulgar os seus skoob´s e blogs.


www.skoob.com.br/usuario/36909   (Andréa)
www.skoob.com.br/usuario/158765 (Sérgio Filho)
www.skoob.com.br/usuario/264698 (Tête Bustamante)


Blogs:
www.meucantinhodeleituraeescrita.blogspot.com
www.sergioamfilho.blogspot.com
www.tete3mais1.blogspot.com    

6 comentários:

  1. Thiago, que bom conhecer jovens como você. O que disse em seu texto mostra que ainda existe vida inteligente na internet e são pessoas como você que a cada dia regam as poucas sementes de cultura lançadas em nosso país. Sua comparação entre jogos eletrônicos e os livros é atual e correta, e constatamos isso todos os dias; em casa, no colégio, com os amigos e mesmo nas amizades virtuais. Parabéns pelo belissimo texto e obrigada pela sincera homenagem.

    ResponderExcluir
  2. ei Thi, olha eu por aqui, té que enfim né, comentando nesse blog tão lindo. rsrsrsr Bem, o que dizer do seu texto se reflete o meus principais questionamentos com relação à educação, livro e leitura no país. Não apenas o vídeo game, mas outros "alucínógenos" estão retirando prazeres como os da leitura dos nossos jovens. Mas ainda bem que eu tive o prazer de ver que nem tudo está perdido, vc e Andrea, Tetê e demais são exemplos. Vou conferi-los também.

    ResponderExcluir
  3. Thiago, muito obrigada pela homenagem, mas quem precisa ser homenageado é você. Tão jovem e tão critico com relação ao modelo que está sendo imposto a todos. Um modelo de alienação, onde todas as ferramentas que nos fazem pensar por conta própria estão caindo em desuso. Alguns dizem que estamos vivendo a era da comunicação, eu digo que estamos na era do meio de comunicação, onde o meio se sobrepos a mensagem. Ao invés de terminar dizendo obrigada quero finalizar dizendo: Parabéns! Bjs Tete

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Tetê, quem merece ser homenageado é você Thiago. Quero te dizer que me sinto comovido com essa homenagem da sua parte e também quero que saibas que você é um aluno do qual me orgulho demais, são pessoas assim que me estimulam a seguir em frente na educação, aliás, eu procuro sempre nos alunos que tenho muitos Thiagos. Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Conheci seu blog hoje =) bem legal!!!
    Já estou seguindo!!!
    seja bem vindo ao meu viu!!!

    ResponderExcluir
  6. Sim quase esqueço de dizer que vc esta de parabéns tão novinho e tão crítico =)
    Conheci a Andrea pelo skoob tbém e hoje até cartas trocamos =) ela já faz parte da minha vida, e admiro muito a paixão dela por todos os livros principalmente os classicos =)
    Apesar dos pesares hoje percebo que muito leem sim, mas poucos são os que leem classicos!!!
    sucesso ao seu blog!!! Lembre-se que tudo na vida tem os dois lados, nem tudo é só coisa ruim ok!!!

    ResponderExcluir