terça-feira, 28 de setembro de 2010

A literatura na literatura!


Os livros infanto juvenis de hoje em dia são um tanto quanto vampirescos, não que eu seja contra o modo literário em questão, mas é que diante dessa turbulação encontrei dois livros que me chamaram muito a atenção. São um tanto quanto lúdicos, mas são exatamente o que eu pensei um dia em escrever. Ah, perdão pela demora, mas os livros são: "O grande labirinto" (Fernando Savater) e "Pai, posso dar um soco nele?" (José Claudio da Silva). As obras são bem infantis de verdade, o que nos leva a sonhar bastante com a leitura, mas são muito ricas em conteúdo literário. Em "O grande labirinto", quatro jovens fazem algumas viagens por meio de um quarto mágico em busca de oito letras que desvendem os mistérios dos psicófagos (ladrões de alma). Não esperavam em encontrar na sua primeira aventura com Dom Quixote e Sancho Pança, depois com Leonardo Da Vinci, Sherlock Holmes, Lao Tsé Tung, Diderot, Simbá e outros grandes personagens e figuras da literatura e história mundial, tudo isso aliado a uma narrativa chamativa e agradável.


Já no caso de "Pai, posso dar um soco nele?", apresenta-se uma curta narrativa que envolve um grupo de primos que amam fast-foods, video games, refrigerantes e guloseimas e um familiar dessas crianças resolve fazer-lhes uma proposta: Passar alguns dias na floresta! Eles topam e tem de fazer tudo que for necessário. Se quisessem comer teriam de caçar e coisas do tipo. De repente no meio da mata encontram uma casinha e adentram, mas uma surpresa... a porta fechara-se automaticamente, então decidiram dormir aquela noite por lá. No outro dia amanheceram em uma vila composta por pessoas idosas e se surpreenderam ao perceber que ali viviam pessoas preocupadas com o destino dos livros. Conheceram ali um Machado de Assis, José de Alencar e até Einstein, fora outros grandes autores. E a eles foi dada a missão de destruir um supercomputador e salvar o mundo dos livros.


Duas obras muito interessantes que chamam muito a atenção de quem realmente ama a literatura. São livros não muito extensos e de leitura que prende o leitor. Indico as obras para todos que desejem conhecer um pouco mais o mundo dos livros, que tenham alma infantil nas assas da imaginação e que acreditem que a literatura pode ser uma fênix e ressurgir do mundo das cinzas!!!

Um comentário:

  1. Grande Thiago, mais uma vez fazendo um ótimo trabalho, parabéns. Quero te dizer que sou fã da literatura infanto-juvenil - a de boa qualidade, claro - porque sem dúvida é a Literatura voltada para um público que também precisa e merece extrair da leitura uma diversão de qualidade, uma leitura em que ao mesmo tempo divertimo-nos e refletimos sobre a condição humana e sobre tudo a nossa volta. Aproveito essa fala para sugerir uma série de ficção científica infanto-juvenil pouco conhecida porém de altíssimo nível literário, falo das obras de Douglas Adams sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias. Imperdível.

    ResponderExcluir